Saiba tudo sobre Endometriose — Dr. Frederico Correa

Tudo sobre Endometriose

Endometriose não é frescura.
É um problema real que atinge 1 em cada 10 mulheres e causa uma dor muitas vezes incapacitante. Para melhorar a qualidade de vida de tantas mulheres, escolhi me especializar em endometriose.

mulher sorridente com mãos no cabelo

O que é a Endometriose?

 A endometriose é uma doença que envolve o endométrio, uma camada de tecido composto por glândulas e vasos sanguíneos que recobre a parte mais interna do útero. É o endométrio que se desprende da parede interna do útero para que ocorra a menstruação. Portanto, esse tecido endometrial sai junto com o sangue da menstruação. Além disso, o endométrio é o local onde o embrião se fixa quando chega dentro do útero vindo das trompas onde houve a fecundação do óvulo.

 Essa doença é definida como a presença do endométrio (tecido igual ao endométrio) fora do útero. Ou seja, acontece o aparecimento e crescimento de um tipo de tecido igual ao endométrio fora do lugar onde este deveria estar. Então, esse endométrio que está fora do útero provoca todos os efeitos e sintomas relacionados à endometriose: uma doença que atinge 10% das mulheres entre os 15 e os 50 anos de idade.

O que explica a Endometriose?

Apesar de atingir cerca de 10% das mulheres, a endometriose ainda não tem uma causa clara. Existem várias teorias de épocas distintas que tentam esclarecê-la, mas nenhuma delas consegue explicar por completo o que causa esta intrigante doença.

Conheça mais sobre as teorias que explicam a endometriose

Embriológica: Foi descrita no final do século XIX. Esta teoria propunha que a endometriose se originaria de remanescentes dos ductos de Wolff (Von Recklinghausen, 1885) ou remanescentes dos ductos de Müller (Thomas Cullen, 1896; Iwanhoff, 1898; Russell, 1899), que sofreriam processo de metaplasia transformando-se em tecido endometrial. Metaplasia celômica: Proposta

LEIA MAIS

Quais são os sintomas?

A endometriose é uma doença crônica que pode evoluir e apresentar diferentes sinais e sintomas. O quadro clínico varia bastante dependendo da severidade ou do grau da endometriose e dos órgãos envolvidos pela patologia.

Os principais sintomas da endometriose são:

  • Cólica
  • Dor na relação sexual
  • Infertilidade
  • Sangramento anormal
  • Dor/sangue ao urinar e/ou defecar
  • Edemas em cicatrizes
  • Sangue nos pulmões

Quais são os tratamentos?

Existem dois tipos de tratamentos: clínicos e cirúrgicos

1. Tratamento clínico
O tratamento clínico da endometriose é realizado habitualmente com medicações que inibem a produção de hormônios (estrogênio) pelos ovários. As principais medicações utilizadas são os anticoncepcionais orais, o DIU medicado com progesterona, os análogos do GnRH e os inibidores da aromatase.
Apesar de serem úteis no tratamento dos sintomas da doença, estas medicações não tem atuação relevante no tratamento das lesões da endometriose.

2. Tratamento cirúrgico
Para tratar as lesões de endometriose, uma intervenção cirúrgica é necessária. O tratamento de primeira escolha da endometriose é a cirurgia com retirada das lesões superficiais e profundas e lise das aderências.
Geralmente, a abordagem cirúrgica mais recomendado é a videolaparoscopia ( técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen) pois é menos traumática e permite recuperação mais rápida com retorno mais precoce às atividades. O tipo de cirurgia a ser realizada depende do local, tamanho e profundidade das lesões e também dos órgãos afetados.

Como ter qualidade de vida?

A endometriose é uma doença muitas vezes incapacitante que pode afetar a vida pessoal, profissional e os relacionamentos das mulheres acometidas com a doença. Por isso, muitas vezes o tratamento deve ir além do aspecto médico e considerar outros âmbitos da vida.

Gravidez e Fertilidade

A associação de endometriose e infertilidade já é observada há muitos anos. Estudos prévios demonstraram que as mulheres com endometriose tem uma taxa de fecundidade bem menor que mulheres sem endometriose. Sabemos que entre 50% e 70% das mulheres com a doença tem infertilidade e que cerca de 40% das mulheres com infertilidade tem endometriose.
infertilidade por endometriose

Conheça os tratamentos para infertilidade por endometriose

Você sabia que a infertilidade por endometriose afeta 60% das mulheres com a doença? Muitas delas recorrem ao uso de hormônios para aliviar os sintomas da endometriose. Porém, existe um sintoma que este tratamento terapêutico não consegue resolver: a infertilidade. As medicações utilizadas para tratar a endometriose bloqueiam o funcionamento

LEIA MAIS

Por que a endometriose pode levar à infertilidade?

Endometriose e infertilidade estão muito associadas. Cerca de 60% das mulheres com endometriose tem alguma dificuldade para engravidar. Mas você sabe por que isso acontece? Preparei aqui um material que explica os principais motivos de como a endometriose pode levar à infertilidade: 1. Distorções anatômicas Mulheres com endometriose podem ter

LEIA MAIS

Menopausa

Veja os conteúdos

× Entre em contato!