Diante dos casos de microcefalia no Brasil, em razão do Zika Vírus, a diretora do Centro de Reprodução Humana Fertilcare, Dra. Luciana Potiguara, parceira do Centro de Excelência em Endometriose, esclarece que a doença é preocupante e as gestantes devem evitar viagens para a Região Nordeste, onde se tem aumentado a incidência da doença no Brasil. Confira:
1 – Essa rápida disseminação da doença é preocupante? As mulheres devem evitar de viajar para o Nordeste?
A rápida proliferação é preocupante por causa do aumento da incidência de doenças neurológicas causadas pelo vírus, principalmente nos recém nascidos, como a microcefalia. Recomenda-se evitar as viagens para a região Nordeste, local com alta incidência da doença em nosso país.
2 – O que deve ser feito de imediato ao se identificar os sintomas do Zika?
As pessoas devem procurar assistência médica, a fim de que sejam tomadas as providências cabíveis, como a prescrição de medicamentos para dor e febre, hidratação e alimentação rica em minerais e vitaminas.
3 – A forma de transmissão é idêntica da dengue? Tem outros tipos de contágio?
A forma de transmissão é idêntica à da dengue, ou seja, através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Não há outras formas conhecidas de transmissão da doença.
4 – Como identificar se o vírus é o Zika, Dengue ou Chikungunya?
Através do quadro clínico com sintomas da Dengue são dor de cabeça e no fundo dos olhos muito intensa, manchas vermelhas na pele, febre entre 39 e 40º com duração média de 7 dias. O Zika vírus tem sintomas de olhos muito vermelhos e lacrimejantes, manchas vermelhas na pele e febre entre 37 e 38 graus com duração de 2 a 7 dias. Já a febre chikungunya com dor repentina nas articulações dos pés, mãos, dedos, tornozelos e punhos, coceira em todo o corpo ou nas palmas das mãos e planta dos pés e febre de 39º entre 8 e 12 dias.
5 – O que deve ser evitado durante o tratamento do Zika?
Deve ser evitado o ácido acetilsalicílico.
6 – Quais as medidas de prevenção?
Medidas de prevenção são evitar acúmulo de água parada, o lixo deve ser bem acondicionado, usar repelente que contenha Icaridina que tem um tempo de ação estimado de 5 a 10 horas e (DEET) 10 a 50%, roupas com mangas compridas, calças e meias, evitar viagem para locais com alta incidência da doença.
7 – As mulheres gestantes podem saber a partir de que mês (Através do ultrassom) que a criança tem microcefalia?
O ultrassom morfológico do 1º trimestre que deve ser realizado de 11 até 13 semanas e 6 dias e, do 2º trimestre, entre 20 – 24 semanas são exames indicados para avaliação e diagnóstico de alterações da anatomia fetal.