Progressão da endometriose: como acontece? - Dr. Frederico Correa

Progressão da endometriose: ela pode surgir em qualquer idade?

 A endometriose pode começar em qualquer fase da vida reprodutiva da mulher, que compreende desde o período da primeira menstruação até a menopausa. Estudos mostram que na maioria das vezes os sintomas tem início na adolescência, ou seja, até os 19 anos de idade e que ocorre a progressão da endometriose ao longo da vida.

Portanto, as cólicas menstruais mais intensas, relatadas por muitas adolescentes, já pode ser um sintoma da doença. Provavelmente, os sintomas se iniciam nessa fase porque é exatamente o período em que as menstruações que se tornam dolorosas com o passar dos ciclos.

Como começa a endometriose?

A doença nunca começa com lesão profunda, apesar de muitas vezes só ser diagnosticada quando essas lesões aparecem. A teoria mais aceitável é que as lesões começam com pequeno número de células de endométrio, ainda em tamanho só visualizado ao microscópio. Esse fato dificulta o diagnóstico da endometriose nas fases iniciais, porque as lesões de endometriose ainda são superficiais. Portanto, não são palpáveis no exame físico (toque vaginal)  realizado pelo médico e nem aparecem nos exames de imagem como a ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve.    

Com o tempo, ocorre uma progressão da endometriose, esse conjunto de células localizadas na pelve vão se multiplicando, inflamando e aumentando de tamanho. Desse modo, com o aumento da idade da mulher, as lesões tendem a se tornarem maiores, a atingir outros órgãos e levar a um aumento significativo dos sintomas da endometriose.

A partir do momento em que existam lesões profundas de endometriose ou endometrioma de ovário, fica mais fácil chegar ao diagnóstico tanto clínico como por exames de imagem. Por isso, apesar de poder se iniciar na adolescência, muitas vezes o diagnóstico da doença só ocorre após a progressão da endometriose.

Se você possui alguma suspeita de que possua endometriose, procure um ginecologista. Não sofra sozinha, pois sua dor não é frescura e ela tem tratamento!

Eu sou o Dr. Frederico Correa e o meu propósito é aumentar o CONHECIMENTO sobre a doença. Dar VIDA NOVA às mulheres com endometriose. AJUDAR outras mulheres a não sofrerem com tratamentos errados e sequelas da endometriose.

Portanto, se quiser saber mais sobre endometriose, clique aqui.

E para não perder nenhuma notícia, me acompanhe no Instagram.

Veja os conteúdos

× Entre em contato!