Endometriose e infertilidade estão muito associadas. Cerca de 60% das mulheres com endometriose tem alguma dificuldade para engravidar. Mas você sabe por que isso acontece?
Preparei aqui um material que explica os principais motivos de como a endometriose pode levar à infertilidade:
1. Distorções anatômicas
Mulheres com endometriose podem ter obstruções e aderências nas trompas e nos ovários. Isso altera a sua anatomia e pode impedir que o óvulo se encontre com os espermatozoides. Esta é uma das principais razões da infertilidade em quem tem endometriose.
2. Modificações inflamatórias
A endometriose gera a produção de substâncias e células inflamatórias na cavidade pélvica que interferem significativamente na fertilidade. Essas inflamações levam a alterações na qualidade dos óvulos, no transporte dos óvulos e embriões e na sobrevivência dos espermatozoides que tentam chegar até o óvulo. Por isso, este é mais um fator importante que influencia na fertilidade de mulheres com endometriose.
3. Desordens de implantação embrionária
A endometriose influencia o funcionamento dos hormônios, levando à produção local de estrogênio e a resistência à progesterona. Isso altera o processo de implantação do embrião dentro do útero diminuindo as chances de gravidez.
Além disso o endométrio interno do útero das mulheres com endometriose apresenta alterações que também interferem com a implantação do embrião
Apesar de todas as dificuldade, a infertilidade causada pela endometriose tem tratamento! Saiba mais aqui.
E para tirar dúvidas diretamente comigo, acesse o meu Instagram.
Eu sou o Dr. Frederico Correa e estou aqui para te ajudar a conviver melhor com a endometriose e trabalhar para que seu sonho se transforme em vida!