Muco cervical pode dar indício de ovulação — Dr. Frederico Correa

Muco cervical pode dar indício de ovulação

No período fértil, há uma produção maior do fluido, além de outros sintomas

O muco cervical é um fluido produzido pelas glândulas do colo uterino. Ele desempenha uma função importante no sistema reprodutivo feminino: além de impedir que bactérias cheguem ao organismo, também contribui para levar o espermatozoide até o útero.

De acordo com Dr. Frederico Corrêa, diretor do Centro de Reprodução Humana FertilCare, em Brasília, essa secreção é composta de água e de proteínas, sofrendo modificações na quantidade e nas características no decorrer do ciclo menstrual. Entenda como isso pode indicar que você está grávida.

Função do muco cervical

A principal função é favorecer a ascensão dos espermatozoides pelo colo uterino em direção às trompas, onde ocorre a fecundação do óvulo. “Mas também funciona como método de barreiracontra infecções, dificultando a entrada de bactérias e de protozoários na cavidade do útero”, completa o Dr. Frederico.

A produção inadequada do muco cervical pode dificultar a gravidez em algumas mulheres, muitas vezes impedindo que os espermatozoides alcancem o óvulo. O fluido é influenciado diretamente pela produção dos hormônios sexuais, principalmente estrogênio e progesterona.

O muco se torna mais fluído conforme se aproxima a ovulação da mulher. No período, espera-se que ele seja produzido de forma abundante e transparente, em aspecto parecido com clara de ovo.

Após a ovulação, em função das mudanças hormonais do ciclo menstrual, a secreção se torna espessa e esbranquiçada, impedindo a entrada de novos espermatozoides. Quando a mulher não produz muco cervical de forma adequada no período fértil, a chance de engravidar pode diminuir.

“A produção inadequada do muco cervical pode ocorrer em função de alterações hormonais, que têm repercussão importante no ciclo menstrual e, consequentemente, nas possibilidades de gravidez”, explica o médico. É importante que as mulheres tentem perceber as caraterísticas do fluido, especialmente aquelas que estejam tentando engravidar.

Outros sintomas do período fértil

Além do aumento do muco cervical, outros sintomas podem estar relacionados com a aproximação do período fértil da mulher. Confira abaixo quais são os mais comuns.

Aumento de temperatura

É comum que algumas mulheres sofram uma pequena alteração na temperatura corporal. Esse aumento ocorre devido à liberação dos óvulos, acompanhados do hormônio progesterona.

Leve dor pélvica

Um pequeno desconforto na parte inferior do ventre pode ser sentido durante o período de ovulação. São leves pontadasque, algumas vezes, não são nem mesmo sentidas pela mulher.

Aumento do apetite e da libido

A progesterona produzida durante o período fértil, além de elevar a temperatura do corpo, pode aumentar o desejo sexualfeminino e o apetite.

Fonte: Vivo Mais Saudável

Veja os conteúdos

× Entre em contato!