Coleção FEBRASGO: Livro Endometriose — Dr. Frederico Correa

Coleção FEBRASGO – Livro Endometriose

01/09/2014

unnamedA Organização das Nações Unidas (ONU) registra quase 180 milhões de mulheres portadoras de endometriose em todo mundo, sendo sete milhões no Brasil, num universo de 70 milhões em idade reprodutiva. A doença caracteriza-se pela presença de pedaços de endométrio (parede interna do útero) fora da cavidade uterina: nas trompas, nos ovários e no abdômen.

Em virtude desta alta prevalência e do boom de pesquisas e mudanças de conceitos sobre a enfermidade, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia publica Endometriose (Editora Elsevier), segundo título da COLEÇÃO FEBRASGO.

O lançamento com sessão de autógrafos será no XIX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia – realização da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp) – no dia 5/09, às 16h20. O evento acontece no estande da Febrasgo, no Transamérica Expo Center.

Os livros da série têm como editores o presidente da entidade, Dr. Etelvino de Souza Trindade, e o diretor científico da Federação, Dr. Nilson Roberto de Melo. Para o Endometriose, a Febrasgo contou com a edição de Dr. Sérgio Podgaec , presidente da Comissão Especializada em Endometriose da Febrasgo e professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Dr. Podgaec coordenou por um ano um time de 59 profissionais de reconhecida experiência nas áreas de Genética e Imunologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Ginecologia, Reprodução Humana, Patologia, Acupuntura, Anestesiologia, Urologia, Radiologia, Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, Coloporctologia e Psquiatria – reflexo da complexidade da endometriose.

A obra tem o principal objetivo de normatizar o conhecimento sobre o assunto e formar e atualizar especialistas na área. Traz dados científicos mais recentes publicados sobre a endometriose e questões clínicas, cirúrgicas e de reprodução humana relacionadas ao tratamento da doença, que provoca dor pélvica e infertilidade em 30 a 40% das pacientes. A publicação irá beneficiar a mais de 30 mil ginecologistas, entre eles os que prestam a prova de título de especialista (TEGO).

“É muito importante que ginecologistas gerais conheçam a doença em detalhes. Uma paciente com suspeita de endometriose passa, em média, por cinco ginecologistas e demora entre sete e 10 anos para conseguir diagnóstico e tratamento corretos”, sublinha Dr. Podgaec sobre o papel do livro em disseminar o conhecimento da endometriose para os médicos, para que possam diagnosticar e tratar casos mais simples e encaminhar os mais complexos para centros de referência.

A análise das causas, o estudo dos distúrbios funcionais e o quadro clínico fazem parte da abordagem dos autores nos 14 capítulos. Tópicos sobre as especificidades da endometriose em adolescentes também compõem a obra da Febrasgo, que considera ainda a sexualidade, a relação da doença com o risco de desenvolvimento de câncer e a adenomiose (doença semelhante em que há presença de pedaços de endométrio dentro do próprio útero).

febrasgo_4.9

A COLEÇÃO
A Coleção Febrasgo tem cerca de uma dezena de editores associados altamente qualificados e mais de cem colaboradores nacionais e internacionais de universidades com atividades relevantes nas áreas abordadas.
A série destina-se aos profissionais e residentes de Ginecologia e Obstetrícia que necessitam de fonte para formação, consulta e atualização nas subáreas de atuação. Os livros são bibliografia indispensável para provas de título e outros certificados de atuações.

Além de Medicina Fetal – primeiro livro da série lançado em 2013 – e Endometriose, outros títulos serão publicados pela Elsevier nos próximos anos: Endocrinologia Ginecológica, Gestação de Alto Risco, Reprodução Humana, Anticoncepção, Câncer Genital, Câncer de Mama Doenças Infecciosas em Obstetrícia, Doenças do Trato Genital Inferior, Vacinação para Mulheres e Perinatologia.

Veja os conteúdos

× Entre em contato!