Ginecologista explica sobre endometriose — Dr. Frederico Correa

Ginecologista explica sobre endometriose

Em alguns casos, o endométrio migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a Endometriose, uma doença caracterizada pela presença do endométrio, fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve, como as trompas, ovários, intestinos e bexiga. Além de dores e irregularidades no fluxo menstrual, pode causar a infertilidade. Hoje, a doença afeta cerca de seis milhões de brasileiras.Segundo Frederico Corrêa, o diagnóstico é feito por meio de exame físico, ultrassom endovaginal especializado, exame ginecológico, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório, e os principais sintomas são:
– Cólica menstrual intensa e dores durante a menstruação;
– Dor durante a relação sexual;
– Fadiga crônica e exaustão;
– Sangramento menstrual intenso ou irregular;
– Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
– Dificuldade para engravidar e infertilidade.Uma das maiores preocupações das mulheres que são afetadas pela Endometriose, é a infertilidade. De acordo com Frederico Corrêa, a cada 10 mulheres com a doença, 7 terão infertilidade, ou seja, 70% dos casos.

O ginecologista alerta sobre a importância de procurar um especialista com frequência: “O mais importante é procurar um ginecologista que possa identificar a doença e diagnosticá-la. Diante do diagnóstico, as opções de tratamento serão ou o tratamento clínico, com medicações para melhorar os sintomas ou o cirúrgico, para a retirada das lesões”.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima e saiba mais sobre a Endometriose.

Durante o mês de março, mês das mulheres, o Programa Amazônia Brasileira dedicará uma série de entrevistas, com assuntos de interesse das mulheres.

Ouça a entrevista:

Fonte: EBC

Veja os conteúdos

× Entre em contato!