Falta de libido e endometriose: entenda a relação — Dr. Frederico Correa

Falta de libido e endometriose: entenda a relação

Você sabia que a falta de libido é um dos sintomas da endometriose?

A atividade sexual é um dos fatores avaliados pelos questionários de qualidade de vida, portanto muito importante para nossa felicidade!

Logo, se você não tem mais vontade de ter relações sexuais e isso te incomoda, é importante investigar a causa. Uma das razões pode ser a endometriose!

O que é endometriose?

A endometriose é quando o endométrio, tecido que reveste o útero e descama durante a menstruação, surge em outros órgãos. É um problema real que atinge 1 em cada 10 mulheres e causa uma dor muitas vezes incapacitante.

Qual é a relação entre endometriose e a falta de libido?

Quando as lesões de endometriose se localizam na parte posterior ao útero, no fundo da vagina e nos ligamentos uterinos elas podem provocar uma dor profunda durante ou logo após a relação sexual.

Esta dor num momento que deveria ser prazeroso acaba provocando diversas disfunções sexuais, pois afeta todos os aspectos relacionados à sexualidade: desejo, orgasmo, satisfação com a relação, frequência e duração das relações.

A dor provocada pela endometriose é a maior responsável pela diminuição na vontade de ter relações, mas existem outros pontos que podem diminuir a libido:

  • Medo da dor
  • Dificuldade de atingir o orgasmo
  • Infertilidade
  • Problemas conjugais
  • Ansiedade
  • Depressão

Quais são os tratamentos possíveis?

A boa notícia é que o tratamento medicamentoso, com hormônios pode melhorar bastante as dores na relação sexual e a qualidade de vida.

No entanto, há casos em que o tratamento hormonal não melhora a dor, sendo necessário realizar cirurgia para conseguir resultado satisfatório.

Tratamentos multidisciplinares são essenciais para uma vida sexual mais saudável. Fisioterapia, psicoterapia, tratamento psiquiátrico dos distúrbios do humor (depressão), atividade física e boa alimentação sem dúvida ajudam.

Além disso, é importante conversar com o seu parceiro, levá-lo para as consultas e fazê-lo a entender pelo o que você está passando. Certamente o apoio dele também a ajudará no seu tratamento.

Saiba mais sobre como a endometriose afeta a sexualidade

Neste vídeo, explico anatomicamente como a endometriose causa dores durante a relação sexual e também o que a literatura médica tem a dizer sobre o assunto.

Se você acredita que a causa da falta de libido pode ser a endometriose, marque uma consulta com um ginecologista especialista! Não sofra mais com uma doença que tem tratamento!

Eu sou o Dr. Frederico Corrêa, ginecologista doutor em endometriose e tenho como objetivo REDUZIR O SOFRIMENTO de mulheres com a doença.

Você é uma delas? Acompanhe meu Instagram. Por lá, posso responder suas principais dúvidas!

Veja os conteúdos

× Entre em contato!