O diretor do Centro de Excelência em Endometriose, Dr. Frederico Corrêa, palestrou no sábado, 3 de setembro, na Associação Médica de Brasília (AMBr), durante o 8° Simpósio de Reprodução Humana, para dezenas de médicos sobre “Endometriose e Infertilidade: Cirurgia ou Reprodução Assistida?”. O evento contou com a presença de alguns dos mais notáveis especialistas em reprodução humana do país.
Na ocasião, Dr. Frederico Corrêa citou estudos sobre lesões de endometriose e taxas de gravidez, reforçando a importância do diagnóstico. Ele fez um comparativo explicando quando a cirurgia pode melhorar as taxas de gravidez, mesmo na fertilização in vitro.
O especialista citou vários estudos que compararam pacientes com endometriose colorretal às pacientes com fator tubário, mostrando os resultados de fertilização. Com isso, esclareceu aos presentes sobre os resultados animadores, mesmo na presença de endometriose profunda – questionando quando pode haver a necessidade de submeter as pacientes ao tratamento cirúrgico antes da fertilização in vitro.
“O impacto do tratamento cirúrgico no resultado reprodutivo pode ser muito grande, pode ser bom e ao mesmo tempo desastroso, no caso, especialmente, se você tem agressão ao ovário, diminuição de reserva ovariana e risco de complicações”, disse o médico, ao citar dados científicos.
Dr. Frederico Corrêa também falou sobre o impacto da cirurgia laparoscópica no manejo da endometriose profunda e o resultado de gravidez, esclarecendo taxas de tentativas de concepção espontânea e fertilização, sempre citando as evidências científicas.
Vale destacar que o Centro de Excelência em Endometriose de Brasília está sempre voltado a disseminar os mais promissores e eficazes tratamentos para a endometriose, para assegurar às mulheres que possam realizar o sonho de terem filhos.