O diretor do Centro de Excelência em Endometriose, Frederico Corrêa, coordenou a mesa “Grandes Desafios para o Ginecologista: O que é Preciso Saber e ser Informado” durante a Jornada de US em Ginecologia e Obstetrícia do DF, em conjunto ao X Simpósio de Medicina Fetal. O evento, realizado no dia 12 de agosto, na Associação Médica de Brasília (AMBr), foi uma realização da Associação de Ginecologia do Distrito Federal (SGOB) e a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS).
Na ocasião, o médico David Barreira Gomes Sobrinho (DF) falou sobre “Urgências em Ginecologia: Roteiro Prático”. O objetivo da palestra foi apresentar as principais urgências ginecológicas seguindo protocolos de atendimento de urgências do Hospital Johns Hopkins, além da aplicação da ultrassonografia no manejo dessas urgências.
Adriana Gualda Garrido, da Clinica Imagem e Vida (DF), somou conhecimento ao palestrar sobre “Revisitando o Diagnóstico por Imagem de Endometriose”. A médica enfatizou que a endometriose é presença do tecido endometrial fora do útero induzindo uma reação inflamatória crônica. Ela reforçou que 1 em 10 mulheres tem endometriose durante seus anos reprodutivos e a maioria ainda não foi diagnosticada e tratada.
Por fim, o médico Adilson Ferreira (SP) ministrou palestra sobre o “Diagnóstico das malformações Uterinas: Estado Arte”. O especialista mostrou aos participantes imagens de malformações, citando casos de sua prática clinica para o correto tratamento.
Confira algumas fotos do evento: