Como funciona o diagnóstico da endometriose? — Dr. Frederico Correa

Como funciona o diagnóstico da endometriose?

Ter o diagnóstico da endometriose é o primeiro passo para reduzir o sofrimento causado pela doença. No entanto, no Brasil, estima-se que 8 milhões de mulheres tenham endometriose e que destas, cerca de 6 milhões ainda não sabem.

Mesmo que 95% das mulheres com endometriose sejam sintomáticas e sofram com dor crônica por anos, o diagnóstico costuma demorar de 7 a 12 anos para acontecer. Por quê? Porque a doença ainda é pouco conhecida, e as cólicas menstruais são tratadas como normais e pouco valorizadas, além das orientações equivocadas de muitos profissionais da saúde, inclusive médicos ginecologistas.

Por isso, é tão importante falar sobre como se faz o diagnóstico da doença. Vamos lá?

Observação dos sintomas da endometriose

O primeiro passo para o diagnóstico da endometriose é a observação dos sintomas, principalmente a cólica menstrual mais forte. É pouco provável que uma mulher tenha endometriose sem ter cólica menstrual, mas pode acontecer isso em 5% das mulheres com a doença.

Procura por um especialista

Diante da presença dos sintomas a paciente deve procurar ajuda. O médico a ser consultado deve ser um ginecologista, de preferência especialista ou que tenha maior conhecimento sobre endometriose. Se na sua região não tiver ginecologista, tente em outra cidade próxima ou em último caso consulte um clínico geral ou um cirurgião e fale sobre a sua suspeita de endometriose.

Como é a consulta de diagnóstico

Relate ao médico o que está sentindo, onde é o sintoma, há quanto tempo e qual a intensidade do sintoma. Além de fazer estas perguntas, o médico deve realizar o exame físico que inclui a inspeção e palpação do abdome e o toque vaginal. Através do exame de toque vaginal é possível identificar lesões de endometriose profunda de vagina ou de reto em mais de 55% dos casos. Alterações na posição e mobilidade do útero e ovários ainda podem ser identificados com esse exame.

Exames solicitados para o diagnóstico da endometriose

Para diagnosticar a endometriose, o médico pode solicitar alguns exames. Os principais são:

a. Ultrassonografia transvaginal para mapeamento de endometriose.

b. Ressonância magnética da pelve.

É importante ressaltar que o exame deve ser feito por médico com experiência em diagnóstico de endometriose.

A Ultrassonografia é o exame de primeira escolha por ser de menor custo e acesso mais fácil. Ambos apresentam uma acurácia muito alta podendo chegar a 98% de acerto no diagnóstico das lesões de endometriose profunda. 

No entanto, não existem exames capazes de diagnosticar lesões de endometriose superficiais. Esse tipo de lesão é muito fina de difícil visualização aos exames de imagem e não existe nenhum exame de sangue que possa diagnosticar endometriose. 

Eu sou o Dr. Frederico Correa e o meu propósito é aumentar o CONHECIMENTO sobre a doença. Dar VIDA NOVA às mulheres com endometriose. AJUDAR outras mulheres a não sofrerem com tratamentos errados e sequelas da endometriose.

Se você suspeita que pode ter endometriose, marque cuma consulta!

E para não perder nenhuma notícia, me acompanhe no Instagram.

Veja os conteúdos

× Entre em contato!