Antes de entender os sintomas da endometriose, é importante saber o que é esta doença. É quando o endométrio, tecido que reveste o útero e descama durante a menstruação, surge em outros órgãos.
Cerca de 10% de todas as mulheres no período reprodutivo (início das menstruações até a menopausa) têm esta doença, mas boa parte delas ainda não sabe disso. Isso acontece porque muitas vezes os sintomas (como a cólica, por exemplo) não são valorizados.
Outras vezes, a endometriose se desenvolve de forma silenciosa e só é descoberta no diagnóstico de uma eventual infertilidade.
Independente de qual seja a situação, quanto mais cedo se descobre essa doença, menor será o sofrimento com tratamentos errados ou com a falta deles.
Confira então os principais sintomas da endometriose.
Os sintomas da endometriose
Cólica
A cólica é o principal sintoma da endometriose. Porém, muitas vezes ela é considerada como ‘frescura’ e não recebe sua devida importância.
O quadro doloroso ocorre inicialmente durante o período menstrual (dismenorréia) com intensidade moderada a severa.
Muitas vezes esta dor é incapacitante e varia entre cólica tipo pontada, latejante ou em pressão. O sintoma doloroso costuma piorar progressivamente com o tempo, e pode acontecer inclusive com dor fora do período menstrual.
Entretanto, a dor na região pélvica nem sempre é diretamente proporcional à severidade da doença, ou seja, pacientes com doença avançada podem apresentar poucos sintomas e outras com doença leve podem apresentar uma dor intensa.
Dor na relação sexual
A dispareunia (dor na relação sexual) pode aparecer desde o início da doença, mas ocorre principalmente nos casos de endometriose em algumas regiões específicas, como no fundo de saco posterior (posterior ao útero, entre este e o reto), no septo reto-vaginal, e nos casos de aderências pélvicas.
Infertilidade
A infertilidade é um problema muito comum em pacientes com endometriose pélvica. Das mulheres com endometriose, 40% a 60% apresentam infertilidade e cerca de 25% das pacientes inférteis têm esta doença.
Sangramento anormal
O sangramento anormal também é um sinal freqüente na endometriose. Geralmente ocorre na forma de pequeno sangramento no meio de ciclo “spotting” ou mancha pré menstrual.
Dor/sangue ao urinar e/ou defecar
Sintomas relacionados ao acometimento de outros órgãos pela endometriose podem estar presentes. O acometimento intestinal pode levar à constipação, dor à defecação e em alguns casos ao sangramento à defecação (hematoquesia). Sintomas urinários como hematúria (sangue na urina), disúria (dor ao urinar) e dor lombar são comuns quando há acometimento da bexiga e do ureter pela doença.
Se você sente algum destes sintomas, procure um ginecologista. Não sofra sozinha, pois sua dor não é frescura e ela tem tratamento!
Eu sou o Dr. Frederico Correa e o meu propósito é aumentar o CONHECIMENTO sobre a doença. Dar VIDA NOVA às mulheres com endometriose. AJUDAR outras mulheres a não sofrerem com tratamentos errados e sequelas da endometriose.
Portanto, se quiser saber mais sobre endometriose, clique aqui.
E para não perder nenhuma notícia, me acompanhe no Instagram.