Saiba tudo sobre infertilidade — Dr. Frederico Correa

Tudo sobre Infertilidade

Você sabia que a infertilidade atinge cerca de 10% dos casais? E que no caso de mulheres com endometriose este número pode chegar a 60%? Para ajudar no sonho de ter bebês, também escolhi me especializar em fertilização humana.

homem abraçando mulher de forma carinhosa

O que é a infertilidade?

A infertilidade é detectada quando um casal, após um ano de relações sexuais regulares sem uso de método contraceptivo, não conseguir engravidar. Este é um problema de saúde que afeta cerca de 10% dos casais em todo o mundo, possuindo variadas causas e tratamentos.

Quais são as principais causas?

Em 40% dos casos, a infertilidade ocorre por alterações femininas e em 40%, a causa da infertilidade é por alterações masculinas. Os outros 20% costumam ser por alterações de ambos os sexos.

Causas femininas

Patologias tubárias: são alterações nas trompas, como obstruções, aderências tubárias, acúmulo de líquidos (hidrossalpinge), laqueadura prévia, infecções e cirurgias pélvicas.
Patologias ovarianas: são alterações no ovário, como ausência de ovulação (anovulação crônica), insuficiência ovariana (falência ovariana prematura) e síndrome do ovário policístico.
Patologias Intrauterinas: são alterações no útero, como malformações, miomas, aderências no interior do útero (sinéquias intrauternias), pólipos endometriais e adenomiose.
Endometriose: é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero que causa infertilidade em 60% das portadoras.

Por que a endometriose pode levar à infertilidade?

Endometriose e infertilidade estão muito associadas. Cerca de 60% das mulheres com endometriose tem alguma dificuldade para engravidar. Mas você sabe por que isso acontece? Preparei aqui um material que explica os principais motivos de como a endometriose pode levar à infertilidade: 1. Distorções anatômicas Mulheres com endometriose podem ter

LEIA MAIS

Causas masculinas
A infertilidade de origem masculina está relacionada a produção anormal do sêmen, seja em quantidade ou em qualidade. As principais causas de alteração no sêmen são: varicocele, infecções, traumas genitais, cirurgia de vasectomia e malformações genitais. A infertilidade também pode ocorrer por malformações do pênis ou fatores comportamentais como tabagismo, etilismo e uso de drogas.

Quais são os tratamentos?

Coito programado
O coito programado é o que chamamos de “namoro agendado”. Neste método, a mulher toma medicamentos para estimular a ovulação e o casal se programa para ter relações sexuais no período mais fértil.

Inseminação intrauterina
A inseminação intruterina é um método de fertilização que insere os espermatozóides diretamente no útero da mulher.

Fertilização in vitro
A Fertilização in Vitro, também conhecido como Fiv , é quando a fecundação é realizada fora do corpo da mulher. O tratamento consiste em estimular a produção de óvulos, que são coletados e fertilizados em laboratório por espermatozóides previamente preparados. O embrião se desenvolve em uma estufa e depois é colocado no útero da mulher.

Veja os conteúdos

× Entre em contato!